Meditações



“Aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade” 2Tm3.7.
Utilizando-se deste versículo bíblico A. W. Pink, teólogo e pregador do início do século passado, alertou o seu rebanho sobre o perigo dahidropisia espiritual. “As pessoas ouvem um pregador após outro, vão a esta e àquela conferência, leem livros e mais livros sobre temas bíblicos, todavia, jamais chegam a um conhecimento vital e prático da verdade, de modo que em sua alma fiquem gravados o poder e a eficácia da verdade”.
O autor alega que “quanto mais ouvem, tanto mais desejam ouvir. Bebem sermões e discursos com avidez, mas sua vida não muda, em nada para melhor. Antes, sentem-se orgulhosos de seu conhecimento e não se humilham diante de Deus”.
Como filhos de Deus nosso dever é conhecer a Deus bem como Sua vontade, e o Senhor exige de nós uma prática consciente deste dever. Na Igreja somos expostos às verdades das Escrituras frequentemente nos cultos, Escola Bíblica Dominical, nos cursos Bíblicos e aconselhamentos.
Podemos incorrer neste risco da hidropisia espiritual, mas para não contrairmos essa enfermidade uma avaliação sempre é bem recomendada: Temos aplicado as verdades bíblicas nas situações corriqueiras da nossa vida? O humilhar-se diante do Senhor tem sido nossa prática como adoradores? Temos guardado os mandamentos do Senhor (sem escolher alguns em detrimento de outros)? Nossa obediência tem sido ao Senhor e seus preceitos? Incorporamos a nossa vida as verdades do Evangelho?
Vale atentar ao conselho apresentado em Tiago 1.22 “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”.
No Amor dAquele que nos amou primeiro,
Rev. Ézio Lima


O PERDÃO MÚTUO – Efésios 4.32 -

Prezados irmãos e leitores.
            Na cruz, Jesus deu-nos o exemplo de perdoando unilateralmente, os seus algozes. Ninguém solicitou perdão, mas ele o ofereceu gratuitamente. Da mesma forma, devemos perdoar os que nos ofendem, pois muita vez o fazem sem saber o mal que isso poderá acarretar a nós. O apóstolo Paulo escreveu: “Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo vos perdoou” (Ef 4.32). Na continuidade do texto, Paulo afirma: “sede, pois imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave” (Ef 5.1-2). Será que estamos imitando a Jesus na área do perdão? Temos amado como Ele nos amou? Temos nos entregado uns aos outros em amor? Pense nisso
            Jesus ensinou que o generoso e constante perdão dos nossos pecados deve ser o resultado natural de nossa compreensão do perdão que Deus estendeu a nós. Pessoas perdoadas devem perdoar pessoas.
            Na oração do Pai Nosso Jesus nos ensinou a orar: “Perdoa as nossas dívidas, assim  como nós temos perdoados os que nos devem” (Mt 6.12). Ele estava dizendo: “assim como você recebe o perdão de Deus pelo mal que fez, não se esqueça de estender esse mesmo perdão para os outros que tenham feito mal a você.” Uma coisa está ligada à outra. Isso é importante, porque muitas vezes buscamos encontrar algo perfeito. Queremos o marido perfeito, a esposa perfeita, a igreja perfeita, os amigos perfeitos, os filhos perfeitos. Mas não encontramos a perfeição, porque as pessoas que esperamos serem perfeitas são como nós. Elas são falhas. Nós todos somos. Temos de reconhecer que pecamos e que as pessoas também pecam contra nós. Devemos perdoa-las como nós fomos perdoados.
            Certa vez um homem disse ao grande pregador John Wesley: “eu nunca perdôo e nunca esqueço”. Wesley respondeu, dizendo: “Bem, senhor, eu espero então que você nunca peque”. Você está disposto(a) a ser julgado(a) da mesma forma como julga os outros? Deus não nos trata da maneira como geralmente tratamos os que nos ofendem. Ele está disposto a perdoar e a esquecer. E nós também devemos estar. Caso contrário, ficaremos ligados a quem nos ofende e impedimos Deus de tratar com essa pessoa.
            Há muita gente amargurada no seio da Igreja do Senhor, porque não entendeu o verdadeiro sentido do perdão. Perdoar não é uma opção; é uma ordenança de Jesus. Aos crentes de Colossos, Paulo afirmou: “Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem.Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós” (Cl 3.13).
            Oro por você, querido(a) irmã(o), para que seja verdadeiro(a) seguidor(a) de Jesus, tomando-O como exemplo para sua vida de crente. Todos nós temos dificuldades em perdoar. O Senhor Jesus porém, nos capacita para faze-lo, quando nos entregamos a Ele sem reservas e solicitamos a Sua ajuda. Experimente perdoar como Jesus! Sua vida será outra!
            Com sinceros votos de bênçãos, seu pastor e amigo. Clóvis





REFLEXÃO: SEPARE UM TEMPO PARA DEUS EM SUA AGENDA (Salmo 1.1-2)

         Diariamente enfrentamos uma verdadeira batalha contra as tentações que procuram nos afastar dos padrões que o Senhor idealizou para nossa vida e que, também, tentam destruir nossa saúde emocional. Diante disso, como fazer para fugir às tentações? No Salmo 1, há informações valiosas a esse respeito.
         Primeiramente, é preciso compreender e aceitar o fato de que, sem o poder do Espíritos Santo em nossa vida, nunca poderemos vencer as tentações e viver de acordo com o desejo do coração do nosso Pai Celestial. Aliado a isso, devemos buscar toda orientação de que necessitamos na palavra de Deus. Quanto mais nós buscamos, meditamos e nos aprofundamos na Palavra, mais fortes nos tornamos para vencermos as tentações. Por outro lado, quanto mais baixamos a guarda e permitimos que o pecado influencie nossas ações, mais nos afastamos daquilo que a Bíblia ensina,k porque o pecado nos distancia do Senhor.
No mundo exigente e competitivo em que vivemos, é comum as pessoas serem tragadas pelo redemoinho dói ativismo e não conseguirem separar um tempo em sua agenda para renovar suas forças, procurando tornar seu relacionamento com Deus mais íntimo. Elas alegam falta de tempo, criam justificativas, mas infelizmente não percebem que estão ficando cada vez mais vulneráveis às tentações que as fazem pecar. Por fim, se acostumam e se “deixam levar pelos conselhos dos maus, dos que não querem saber de Deus e zombam do que é sagrado”.
A Palavra de Deus deve ser prioridade na vida cristã. Só ela pode realinhar a nossa visão do mundo à perspectiva divina. Não podemos nos conformar com este século, com as imposições que o mundo faz e que nos afastam do Senhor. O único modo de caminharmos firmemente em santidade na vida cristã em direção à ETERNIDADE COM Deus é renovando a nossa mente através da meditação em sua Palavra (Rm 12.2).( Bíblia da Família, Pg 534).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.