sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012


A FELICIDADE NO LAR E O TEMOR A DEUS – Salmo 128

Prezados irmãos e leitores,
            Neste ano da Reestruturação da família e do bem-estar dos lares calvarianos, um dos preceitos bíblicos que deve ser observados por todas as famílias e por cada um individualmente, é o Temor a Deus. Sem um senso de respeito ao Criador de tudo e mantenedor da vida, é impossível se ter um lar feliz. O grande Rei Salomão expressa: Se o SENHOR não edificar a casa, trabalham em vão os que a edificam.  (Sl 127.1). Essa casa que Salomão está mencionando, é a casa espiritual, a família bem estruturada, conforme a Palavra de Deus.
            No Salmo 128, o seu autor afirma que a vida piedosa (religiosa), é proveitosa (bem-aventurada) também aqui na terra, conforme (1 Tm 4.8), tanto no trabalho como no lar e na coletividade nacional. O trabalho prospera, quando feito no temor de Deus, conforme (Sl 127.1-2). Sem esse temor, não adianta levantar de madrugada, dormir à meia-noite. Com a graça de Deus, somos abençoados enquanto dormimos. Outro salmo diz: Em paz me deito e logo pego no sono, porque só tu SENHOR me fazer repousar seguro  (Sl 4.8). Um lar em cujos membros temem e servem a Deus, estará protegido de todo e qualquer mal.
            O versículo 3 fala da Videira, uma fonte de alegria, se devidamente cuidada. A Oliveira, é conhecida com a árvore da vitalidade. Por isso, o salmista afirma: Sua esposa, no interior de tua casa , será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira à roda da tua mesa. O versículo 4, enfatiza que, quem teme (reverencia, respeita) ao SENHOR, é abençoado com toda sorte de bênçãos. No lar Cristão, não deve e não pode haver desavenças, nem intrigas. Problemas de família, são resolvidos à base da oração e tudo no seio do lar. Há um dito popular que diz: “Roupa suja se lava em casa”.A aplicação dele, é nesse sentido. Problemas  de família, são resolvidos pelos membros da mesma família, sob a meditação na Palavra de Deus e da oração fervorosa.
            Os versículos 6 e 6, nos informa sobre a prosperidade nacional, na pacífica expansão da população. A expressão: desde Sião, significa: desde o lugar onde se erguia o Templo central, desde o lugar no qual Jesus foi crucificado pelas nossas transgressões, desde a morada celestial de Deus, conforme (Hb 12.22-24), que diz: “Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembléia e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados, e a Jesus, o Mediador da nova aliança, e ao sangue da aspersão que fala coisas superiores ao que fala o próprio Abel. A preocupação humana, é infrutífera, sem a bênção de Deus.
            Que neste ano, ano da Reestruturação familiar, sua família seja um exemplo para os vizinhos, para a igreja e para todos quantos conviverem com você. Não deixe de participar dos grupos familiares; dê sua opinião; ore, leia a Bíblia com a família; habitue-se a fazer o culto familiar (culto doméstico); faça propósitos; seja fiel no cumprimento dos mesmos e, indubitavelmente, sua família terá a graça de ver todos os seus planos e propósitos realizados, para a glória de Deus. Você que é “Pai de família” ou “Mãe de família” ou “Arrimo de família”, faça planos para sua família este ano, mas entregue-os de coração sincero e aberto ao SENHOR. A Bíblia diz: O coração pode fazer muito planos, mas a resposta certa do coração vem do SENHOR (Pv 16.1). Seus planos devem ser traçados sempre de acordo com a Vontade do Senhor.
            Com sinceros votos de uma família bem estruturada, este conservo: Clóvis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.