quarta-feira, 16 de maio de 2012

O PERDÃO MÚTUO – Efésios 4.32




Prezados irmãos e leitores.
         Na cruz, Jesus deu-nos o exemplo de perdoando unilateralmente, os seus algozes. Ninguém solicitou perdão, mas ele o ofereceu gratuitamente. Da mesma forma, devemos perdoar os que nos ofendem, pois muita vez o fazem sem saber o mal que isso poderá acarretar a nós. O apóstolo Paulo escreveu: “Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo vos perdoou” (Ef 4.32). Na continuidade do texto, Paulo afirma: “sede, pois imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave” (Ef 5.1-2). Será que estamos imitando a Jesus na área do perdão? Temos amado como Ele nos amou? Temos nos entregado uns aos outros em amor? Pense nisso
         Jesus ensinou que o generoso e constante perdão dos nossos pecados deve ser o resultado natural de nossa compreensão do perdão que Deus estendeu a nós. Pessoas perdoadas devem perdoar pessoas.
         Na oração do Pai Nosso Jesus nos ensinou a orar: “Perdoa as nossas dívidas, assim  como nós temos perdoados os que nos devem” (Mt 6.12). Ele estava dizendo: “assim como você recebe o perdão de Deus pelo mal que fez, não se esqueça de estender esse mesmo perdão para os outros que tenham feito mal a você.” Uma coisa está ligada à outra. Isso é importante, porque muitas vezes buscamos encontrar algo perfeito. Queremos o marido perfeito, a esposa perfeita, a igreja perfeita, os amigos perfeitos, os filhos perfeitos. Mas não encontramos a perfeição, porque as pessoas que esperamos serem perfeitas são como nós. Elas são falhas. Nós todos somos. Temos de reconhecer que pecamos e que as pessoas também pecam contra nós. Devemos perdoa-las como nós fomos perdoados.
         Certa vez um homem disse ao grande pregador John Wesley: “eu nunca perdôo e nunca esqueço”. Wesley respondeu, dizendo: “Bem, senhor, eu espero então que você nunca peque”. Você está disposto(a) a ser julgado(a) da mesma forma como julga os outros? Deus não nos trata da maneira como geralmente tratamos os que nos ofendem. Ele está disposto a perdoar e a esquecer. E nós também devemos estar. Caso contrário, ficaremos ligados a quem nos ofende e impedimos Deus de tratar com essa pessoa.
         Há muita gente amargurada no seio da Igreja do Senhor, porque não entendeu o verdadeiro sentido do perdão. Perdoar não é uma opção; é uma ordenança de Jesus. Aos crentes de Colossos, Paulo afirmou: “Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem.Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós” (Cl 3.13).
         Oro por você, querido(a) irmã(o), para que seja verdadeiro(a) seguidor(a) de Jesus, tomando-O como exemplo para sua vida de crente. Todos nós temos dificuldades em perdoar. O Senhor Jesus porém, nos capacita para faze-lo, quando nos entregamos a Ele sem reservas e solicitamos a Sua ajuda. Experimente perdoar como Jesus! Sua vida será outra!
         Com sinceros votos de bênçãos, seu pastor e amigo. Clóvis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.