segunda-feira, 18 de março de 2013

Páscoa

 


 


João 8:32-36

A Páscoa histórica está relacionada a Décima praga - a morte dos primogênitos. Israel recebeu a ordem de preparar um cordeiro para cada lar. O sangue deveria ser aplicado na verga e nas ombreiras das portas. O sinal do sangue garantia a segurança de cada casa assim indicada.
 
A morte de Cristo e sua ressurreição nos trouxeram libertação da escravidão do pecado e da morte eterna.
A palavra páscoa é o verbo hebraico que significa passar por cima, no sentido de poupar. Significa passagem da escravidão para liberdade. Páscoa era a festa judaica que comemorava a libertação dos Israelitas do cativeiro egípcio. O cordeiro morto era uma prefiguração da morte de Cristo. Hoje nossa páscoa e a Santa Ceia. Nela nós recordamos o sacrifício de Jesus para nos salvar.
 
Nossa festa de Páscoa hoje é a Santa Ceia, que representa o sacrifício de Jesus na Cruz para a nossa real libertação. "Se, pois o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres"
 
Somos chamados para viver a páscoa, que é a passagem para a vida de libertação, a verdade de Cristo que nos conduz a Deus. Jo.8:32-36
 
A Páscoa nos liberta das limitações morais: Esta é a principal mensagem de páscoa, em Cristo fomos libertos da escravidão, não só física, mas acima de tudo libertos espiritualmente. Rm.13:13-14, 
 
Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias (imoralidade ou indecência) e dissoluções (briga ou ciúmes); mas revestidos do Senhor Jesus Cristo, e nada disponhais para a carne, no tocante às suas concupisciências (não satisfazer os seus desejos pecaminosos da natureza humana. Hb.12:1-2. A Páscoa para nós deve ser o passar da escravidão para uma vida Crista de amor e trabalho.
A Páscoa nos liberta da falsidade e hipocrisia. Nossa festa não pode se limitar a um dia do ano, ou um dia do mês deve se prolongar por toda nossa vida terrena e toda a eternidade.

Os judeus se mostravam cuidadosos em limpar todo o fermento que houvesse, quando chegava o período de sua Páscoa. Paulo exorta os Coríntios (I Co.5:6-8) a terem o cuidado de limpar todo o fermento de suas vidas, buscando a sinceridade e a verdade.
 
Paulo em I Co.5:6-8 utiliza os acontecimentos da Páscoa para chamar a atenção do povo, estava se aproximando o dia da comemoração da Páscoa e Paulo lembra como eles eram rigorosos para com as celebrações, entre os costumes, um era a retirada de todo o fermento que havia nas casas, isso era para lembrar como eles tinham saído rapidamente do Egito, e levaram a massa do pão sem o fermento. 
Paulo aplica essa idéia dizendo que deveriam limpar a casa porque a Páscoa que é Cristo já havia chegado. Deveriam ter o cuidado de tirar todo o fermento de suas vidas, ser nova massa pura.
 
Diante desta notícia somos motivados a esperança e a firmeza. Só depois de discorrer empolgadamente sobre a ressurreição de Jesus e a decorrente ressurreição dos mortos, só depois de demonstrar que a morte foi tragada pela vitória ou absorvida na vitória de Jesus, é que Paulo dirige seu apelo aos coríntios: “Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale” (1 Co 15.58, NVI)
Hebert dos Santos Gonçalves, é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.